Com dito anteriormente o HTML Help Workshop é um aplicativo que compilar arquivos de ajuda, no formato .chm.
O HTML Help Workshop em utiliza em sua base, arquivos em formato .html, para a composição do conteúdo do seu arquivo.
Ele foi criado para substituir os arquivos de ajuda no padrão Windows (.hlp), sendo descomplicado e dando mais flexibilidade para trabalhar com o conteúdo.
Nesse tópico, vamos demonstrar as configurações básicas para a criação do seu arquivo de ajuda. Configurações avançadas, serão abordados em tópicos posteriores.
A estrutura do seu arquivo de ajuda é composto basicamente por:
Consideramos que nessa etapa você já realizou as seguintes tarefas
É recomendavel que no seu conteúdo tenha um arquivo .html que seja um índice de conteúdo, contendo o link para os demais arquivos html. Ele será necessário caso deseja que um arquivo principal seja carregado com seu projeto e permita acesso aos demais.
Vamos colocar a mão na passa.
Primeiro crie a pasta help em c:\, para armazenar nosso projeto.
Execute o HTML Help Workshop através do Iniciar do Windows
Será iniciado o assistente, qual iniciará a criação do seu projeto. Clique na opção 'Project' e clique em 'OK'.
Na próxima janela, clique em 'Next'.
O próximo passo é determina a rota em que seu projeto será gravado. Informe a rota e o nome do arquivo. Não informa sua extensão (como mostra a imagem abaixo), e clique em 'Avançar'.
Exemplo: c:\help\tudo
onde
c:\help corresponde a pasta em que o projeto será gravado
tuto, o nome do arquivo.
Selecione os arquivos que serão criados para o seu projeto.
Informe a pasta aonde o arquio contendo o 'sumário' do seu arquivo de ajuda será armazenado e clique em "Avançar'. Recomendamos utilizar a mesma pasta com os demais arquivos da aplicação
Informe agora o local para o armazenamento do arquivo contendo o índice. Recomendamos utilizar a mesma pasta com os demais arquivos da aplicação.
O próximo passo será selecionar todos os arquivos que farão parte do seu projeto. Par isso, clique em 'Add' e selecione todos os arquivos necessários.
Realizada essa operação, clique em 'Avançar'.
Na ultima janela, clique em 'Concluir', e será carregado o seu projeto, como mostra a imagem abaixo:
Uma vez o seu projeto criado, você verá três abas:
Os componentes 'contents' e 'index' não são obrigatórios na criação do seu arquivo de ajuda, mas eles tornam o arquivo de ajuda criado, muito mais profissional.
Uma vez criado o 'Sumário', ele será apresentado como abaixo, no seu arquivo de ajuda.
Uma vez criado o 'Índice', ele será apresentado como abaixo, no seu arquivo de ajuda.
Vamos agora, configurar os parâmetro de inicialização do nosso arquivo de ajuda.a Isso consiste no arquivo principal que será carregado e título do seu projeto.
Clique em 'Projetc' e em seguida em 'Options', como mostra a imagem abaixo:
Será exibida a janela 'Options'. Nela você realizar as seguintes configurações:
Nesse tópico, não vamos entrar em detalhes sobre as outras opções. Vamos nos ater somente as configurações principais.
Apos realizar essa operação, clique em 'OK'.
O próximo passo agora é criar o nosso sumário. Para isso vamos clicar na aba 'Contents'.
Nosso sumários para ficar com a aparência como demonstrado, devemos criar 02 componentes no mesmo:
O primeiro passo é adicionar um 'heading' e associar um ou mais arquivos a ele através de 'Page'
Clique em 'insert a heading':
Clique na guia "General' e informe um nome para o seu tópico em 'Entry titlte'.
Um tópico não precisa ter associação direta de um arquivo. Assim, clique em 'OK'
O seu tópico será adicionado como mostra abaixo.
O próximo passo é adicionar as paginas que farão parte do seu tópico.
Para isso, clique em 'Insert Page'
O processo é muito semelhante ao anterior.
Digite um nome para a sua pagina, em 'Entry title', e em seguida clique em 'add', para associar o arquio html, ao tópico desejada.
Selecione o arquivo desejado, clicando sobre o seu nome e clique em 'OK'.
A configuração final deverá ficar como abaixo:
Clique em 'OK', e sua pagina estará associada ao seu tópico.
Você poderá incluir quantos tópicos desejar, e associar quantos paginas desejar ao seu tópico.
Deverá ser utilizado as teclas de movimento, para que os arquivos associados fiquem como na disposição abaixo, pois eles são anexados aleatoriamente.
O próximo passo agora, é associar seus índices.
Clique na aba 'Index' e clique no botão 'keyword'.
Será exibida um formulário muito parecido com o anterior.
Na aba 'General', informe um nome para o seu índice em 'Keyword'. Em seguida clique em 'add' para associar o arquivo ao 'keyword'.
A configuração deverá ficar como mostra a imagem abaixo.
Clique em 'OK' para concluir a operação.
Você poderá utilizar as teclas de movimento, para ordenar os seus índices da forma desejada.
Agora vamos para a última etapa: compilar nosso arquivo de ajuda.
Clique no botão 'Compile HTML File'. Será exibida a janela 'Creat a compiled file'. Clique em 'copile' e aguarde a conclusão.
Uma vez compilado o seu projeto, estará disponível no formato .chm, na pasta de anteriormente configurada.
Processo concluído. Agora, você já tem um arquivo de ajuda para associar a sua aplicação MS Access.
Nos próximos tópicos, ser abordado como associar o arquivo de ajuda a sua aplicação e como criar ContextId.
Para realizar o download do HTML Help Workshop, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário